segunda-feira, 14 de maio de 2012

MATÉRIA SOBRE BULLYING


Matéria muito interessante no Fantástico sobre Bullying, não deixem de ver!!!

TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO – TARDE – DISCUTEM O BULLYING E PRODUZEM ROTEIROS DE RÁDIO SOBRE O TEMA


Estudantes do 3º ano, tarde, do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, participaram, no último dia 4 de maio, de mais uma atividade do projeto de extensão “Nas Ondas do Rádio: mediando conteúdos informacionais entre o ensino médio e superior”.
A iniciativa foi  programada com alguns dias de antecedência no intuito de proporcionar aos estudantes do Ensino Médio o contato com o projeto de extensão, despertar neles o interesse em se envolverem como colaboradores e iniciar, de fato, a utilização do Rádio como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
Inicialmente, o grupo com mais de noventa alunos, participou de um momento de apresentação do projeto, com a orientação da técnica-administrativa da UEPB e radialista, Juliana Marques, que expôs os objetivos desta atividade e como será a atuação dos estudantes nessa iniciativa. Em seguida, a mesma apresentou as características do texto radiofônico e como deve ser um programa de Rádio, para que os alunos se familiarizassem com o veículo antes de partir para a atividade prática. Foi apresentado ainda um trecho do programa piloto.
Na sequência a professora Edênia Cesarina discutiu um problema está presente nas escolas de todo país, inclusive na UEPB, que é o Bullying, o significado, suas causas e consequências, como enfrentar esse problema. Após essa apresentação foi solicitado que os alunos se dirigissem às salas de aula para produzirem um roteiro de um programa radiofônico, que abordasse o Bullying e Coesão e Coerência. “Não nos apegamos às questões técnicas do texto radiofônico, nem limitamos o formato do programa que queríamos, deixamos que eles escolhessem e criassem o programa de acordo com a imaginação de cada um”, explicou Juliana Marques.
Mesmo com um tema que não é da área do Português, que é o Bullying, os estudantes praticaram as normas cultas da língua portuguesa, na medida em que tinham que saber a grafia correta das palavras que utilizavam no roteiro, acentuação, pontuação, coesão e coerência, entre outros conhecimentos.
Os alunos foram divididos em grupos de até 5 pessoas, para que produzissem um programa de rádio a partir das instruções que receberam no momento inicial do encontro. Após a produção do texto, que durou cerca de 1 hora, esses grupos deveriam se apresentar para os colegas, e para tanto, deveriam escolher dois colegas do grupo para serem os locutores.
“Muitos grupos foram bastante criativos nas apresentações, alguns utilizaram sons do celular como trilha dos programas; outros montaram em sala de aula o layout de um estúdio de rádio, simulando inclusive entrevistas ao vivo; em outros casos foram sugeridas enquetes e gravações de depoimentos sobre o tema, enfim, as apresentações foram muito boas e superaram as expectativas”, declarou professora Miriam Gonçalves.
Por parte dos alunos, era notável o envolvimento deles e predominou o clima de descontração. Ao fim do trabalho os mesmos sugeriram que eles tivessem um tempo maior para produzirem peças de qualidade. Alguns se interessaram em atuar como colaboradores do projeto e preparar atividades em eventos escolares da instituição.
A turma da noite, passou pelo mesmo processo de apresentação do projeto e discussão do tema bullying no dia 8 de maio. Porém, como o período destinado à atividade era menor resolvemos deixar as apresentações para outro encontro que relataremos numa próxima postagem.


Outras informações sobre o projeto: ondasdoradio2011@gmail.com